Trono de Vidro: Ordem de Leitura da Série Mais Vendida da Sarah J. Maas

Trono de vidro, assim como todas as histórias de Sara J. Maas, é uma história épica, empolgante, inteligente e seus livros são referência em ficção fantástica. Por isso mesmo, é importante fazer a leitura de seus livros de forma ordenada para não perder nenhum detalhe que pode ser importante no decorrer de toda a série.

Trono de Vidro tem o ritmo dos livros de fantasia de Tolkien, o mundo de Celaena é aquele em que a magia é proibida e o poder é arrebatado pela ganância. A narrativa é contada em terceira pessoa o que permite uma visão de pontos de vistas diferentes de vários personagens (heróis e vilões), mas sem perder o foco da protagonista.

Neste artigo vou explicar mais informações sobre quando essa série foi publicada; sobre o que é o enredo; o que inspirou a autora em sua escrita; qual a ordem de leitura dos livros da série Trono de vidro e muito mais. Vem comigo!

Sobre o que falam os livros da série Trono de Vidro 

Trono de Vidro em seus 8 livros que compõem a série contam a história de uma assassina. Confira uma breve descrição:

Em uma terra sem magia, onde o rei governa com mão de ferro, um assassino é convocado ao castelo. Ela não vem para matar o rei, mas para conquistar sua liberdade. Se ela derrotar vinte e três assassinos, ladrões e guerreiros em uma competição, ela é libertada da prisão para servir como campeã do rei. O nome dela é Celaena Sardothien.

O príncipe herdeiro vai provocá-la. O Capitão da Guarda irá protegê-la. Mas algo maligno mora no castelo de vidro e está lá para matar. Quando seus concorrentes começam a morrer um a um, a luta de Celaena pela liberdade se torna uma luta pela sobrevivência e uma busca desesperada para erradicar o mal antes que ele destrua seu mundo.

Qual é a ordem de leitura de trono de vidro

A saga Trono de vidro é composta por oito livros, no total, onde 6 são romances contínuos do enredo direto e dois, são histórias de Trono de vidro.

A Lâmina da Assassina: Histórias de Trono de Vidro, por exemplo, se passa antes dos acontecimentos dos primeiros livros publicados de Trono de Vidro, e que, conta o início da formação da heroína assassina. Esse conto foi publicado somente em 2015, e para os novos leitores da saga, começar por ele vai ser ótimo para entender a jornada da protagonista.

Torre do Alvorecer é um romance narrado pelo ponto de vista de Chaol Westfall, um dos personagens da série, que se trata de uma história paralela ao enredo principal de trono de vidro. Embora Torre do alvorecer seja uma história paralela, ela entra na ordem de leitura em sexto lugar entre os livros da série porque ela conta com alguns pontos importantes do enredo que enriquecem o universo da série.

Confira a ordem de leitura e a sinopse de cada livro de Trono de vidro:

1. A Lâmina da Assassina: Histórias de Trono de Vidro — Publicado em 2015 (Galera Record)

Sinopse

Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor.

Poucas pessoas conhecem sua face, menos ainda sobrevivem à sua impetuosidade. Não é à toa que o nome: Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Com lâminas certeiras prontas para serem atiras ao alvo, ela possui um código de honra e um delicado senso de justiça. Mas como ela, apenas uma garotinha, que havia sido encontrada pelo rei dos Assassinos de Adarlan, poderia se tornar a campeã do rei?

Nessa história de Trono de Vidro, Celaena vai vencer um lorde pirata e todos que fazem parte de sua tripulação; Vai ter encontros marcantes, realizar um treinamento com o Mestre Mudo, que é o senhor dos assassinos silenciosos e vive nas dunas do deserto Vermelho; Prisioneira nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais traiçoeiro dos adversários — o seu próprio coração.

1.1. Trono de Vidro — Publicado em 2013 (Galera Record)

Sinopse

Uma prisioneira, com apenas 18 anos, está cumprindo sua sentença nas Minas de Sal de Endovier. Ela é uma assassina: a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças, a sentença de morte é iminente, mas a jovem recebe uma proposta inesperada: lutar em uma competição representando o príncipe de Adarlan. Mesmo sabendo contra quem poderá lutar, os mais habilidosos e cruéis assassinos de todo o reino, ela diz sim. Mas a sua resposta não é apenas para matar, o seu foco é obter sua liberdade tão sonhada de volta.

Caso derrote os 23 assassinos, ladrões e soldados, será a campeã do rei e estará livre depois de servi-lo por algum tempo. Afinal, em Endovier ela já está fadada à morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer, mas, pelo menos, terá uma chance de viver.

Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, e ela está disposta a tudo.

Seu nome é Celaena Sardothien. O príncipe herdeiro vai provocá-la, o capitão da guarda fará tudo para protegê-la. E uma coisa que Celaena jamais pensou que teria novamente: uma amizade verdadeira, vai vir através de uma princesa de uma terra distante.

Mas algo muito tenebroso habita aquele castelo – e está ali para matar. Quando os outros competidores começam a falecer, um a um e de maneira aterrorizante, Celaena percebe que o desafio para vencer aquela competição ia além de apenas derrotar os seus concorrentes diretos. Então, ela se vê envolvida em uma batalha pela sobrevivência e inicia uma caçada para desvendar a origem daquele mal antes que ele destrua todas as suas esperanças.

“Eleito um dos melhores livros do ano pela Amazon e best seller do New York Times, o universo de Trono de vidro começou a ganhar forma quando Sarah J. Maas pensou: e se Cinderela fosse uma assassina? E se fosse ao baile não para dançar com o príncipe, mas para matá-lo? Assim nasceu Celaena Sardothien, a heroína que conquistou milhares de leitores por todo o mundo.”

2. Trono de Vidro: Coroa da meia-noite — Publicado em 2014 (Galera Record)

Sinopse

Celaena Sardothien é a nova campeã do rei. Depois de vencer a brutal competição que a livrou da escravidão das Minas de Sal de Endovier, ela se tornou a assassina real. Coroa da meia noite é o segundo volume da série Trono de Vidro, onde acompanhamos a guerreira Celaena em busca do que mais deseja: sua liberdade.

Agora, a protagonista tem como obrigação atravessar terra e mar em busca de inimigos do rei e fazer cumprir sua vontade. Como recompensa, recebe conforto, horas e mais horas de fartos banquetes, conselhos dados pelo doce Nehemia e uma enorme quantia que lhe permite comprar luxuosos vestidos e muitos livros.

Embora tenha uma queda por luxos e vestidos bonitos, Celaena se apresenta como uma liderança forte e confiante, disposta a sacrificar tudo pela pessoa que ama, mas sem deixar que esse amor a defina de forma alguma. Pois sua lealdade está longe de pertencer ao trono de vidro.

Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra os misteriosos planos do rei, e a assassina é encarregada de cuidar dos traidores. Quando descobre que sua próxima missão é matar um velho amigo, Celaena se vê em meio a uma perigosa trama de mentiras e traições tecidas ao redor da coroa.

Para um reino onde há muito a magia foi extinta, Adarlan se revela um túmulo de segredos e mistérios, trancafiados atrás de cada porta, codificados nas páginas dos livros.

Enquanto Celaena tenta decifrar todos os enigmas e conviver com a eterna disputa entre seus protetores -príncipe Dorian e o capitão Westfall – uma trágica noite mudará a vida de todos no reino. Os muitos segredos enterrados sob o castelo de vidro começam a vir à tona, e Celaena mais do que nunca quer descobrir a verdade para fazer justiça.

3. Trono de vidro: Herdeira do fogo — Publicado em 2015 (Galera Record)

Sinopse

O terceiro volume da série best-seller mundial

Misto de Assassin’s Creed e Game of Thrones, a história de Celaena Sardothien, uma assassina a serviço de um rei tirânico, é uma fantasia épica repleta de ação, intriga e cenas de luta inesquecíveis. No terceiro livro da saga, Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo.

Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.

4. Trono de vidro – Rainha das sombras — Publicado em 2016 (Galera Record)

Trono de vidro: Rainha das sombras (Vol. 4)
  • Maas, Sarah J. (Author)
  • 644 Pages - 02/17/2016 (Publication Date) - Galera (Publisher)

Sinopse

O aguardado quarto volume da série best-seller mundial Trono de vidro traz de volta Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan

A história de Celaena Sardothien, uma assassina a serviço de um rei tirânico, uma fantasia épica repleta de ação, intriga e cenas de luta inesquecíveis, continua neste quarto volume. Aqui, a jovem abandona sua identidade de matadora e decide assumir seu lugar de direito como rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin deve tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados.

5. Trono de vidro – Império de tempestades — Publicado em 2019 (Galera Record)

Trono de Vidro: Império de Tempestades (Vol. 5): Tomo Único
  • Maas, Sarah J. (Author)
  • 658 Pages - 09/26/2019 (Publication Date) - Galera (Publisher)

Sinopse

A série Trono de Vidro se tornou um fenômeno mundial. Nesse volume único do quinto livro da série, Império de Tempestades, a trajetória intrigante e repleta de ação de Aelin Galathynius continua: ela atravessa e sobrevive à prisão, traições, perda de amigos e amores. Agora, deve vencer seu maior medo para salvar o mundo.

A tarefa não é fácil. Com a vida e poder jurados ao povo que está determinada a salvar, a antiga assassina, conhecida como Celaena Sardothien, colocará a própria segurança em risco para proteger os seus. Mais que nunca, Aelin precisa de Rowan, de Dorian e de todos os aliados para conseguir descobrir a localização da relíquia sagrada capaz de banir de seu mundo a ameaça valg e os horrores libertados em Morath. Chegou a hora de levantar os exércitos de Erilea. De cobrar velhas dívidas… É hora de marchar contra o mais supremo dos males. E confiar na pureza de seu coração para trazer a luz.

6. Torre do Alvorecer: Um romance de Trono de vidro — Publicado em 2018 (Galera Record)

Torre do alvorecer: Um romance de Trono de vidro
  • Maas, Sarah J. (Author)
  • 644 Pages - 06/18/2018 (Publication Date) - Galera (Publisher)

Sinopse

No novo volume da série best-seller do New York Times, acompanhamos Chaol em uma tortuosa viagem a um império distante. Chaol Westfall sempre se definiu por sua lealdade inquebrável, sua força e sua posição como capitão da Guarda. Mas tudo mudou desde que o Castelo de Vidro se quebrou, seus homens foram abatidos e o rei de Adarlan o poupou de um golpe de morte, mas deixou seu corpo quebrado. Sua única chance de recuperação reside nos lendários curandeiros da Torre Cesme, em Antica — a fortaleza do poderosoimpério do continente do sul. E é para lá que ruma Chaol, acompanhado de Nesryn, única mulher na Guarda Real e sua nova capitã, depois de Chaol ter sido nomeado Mão do Rei. Mas, com a guerra se aproximando de Dorian e com Aelin lutando por seu trono de direito, Chaol pode ser uma peça-chave para a sobrevivência dos dois jovens monarcas, convencendo outros governantes a se aliar a eles. O que Chaol e Nesryn descobrem em Antica, no entanto, vai mudar os dois — e ser mais vital para salvar Erilea do que eles poderiam ter imaginado.

6.1. Trono de vidro – Reino de cinzas — Publicado em 2019 (Galera Record)

Trono de Vidro: Reino de Cinzas (Vol. 6)
  • Maas, Sarah J. (Author)
  • 938 Pages - 04/01/2019 (Publication Date) - Galera (Publisher)

Sinopse

A conclusão épica e inesquecível da série Trono de Vidro.

Trancada em um caixão de ferro, Aelin luta para permanecer forte e resistir às torturas de Maeve, pois sabe que a sobrevivência de seu povo depende disso. Mas a cada dia que passa, parece mais difícil manter a determinação. Em Terrasen, Aedion, Lysandra e seus aliados se esforçam para conter a ameaça iminente, porém a força dessa aliança pode não ser o suficiente para barrar as hordas de Erawan e proteger Terrasen da destruição total. Enquanto isso, do outro lado do oceano, Rowan não irá desistir de encontrar seu amor, sua parceira, sua rainha.

À medida que os fios do destino se entrelaçam no explosivo final da série Trono de Vidro, todos devem lutar se quiserem uma chance de sobreviver.

Quando Trono de Vidro foi publicado?

Trono de vidro foi publicado de forma física em 2013 pela editora Bloomsbury, uma editora independente britânica de ficção e não ficção. No mesmo ano, Trono de vidro foi publicado em português no Brasil pela Galera Record.

Trono de vidro foi traduzido para mais de trinta países e até 2021, e uma das curiosidades mais buscadas sobre a autora é quantas cópias ela já vendeu durante esses anos, desde a publicação. E a verdade é que, Sarah J. Maas já vendeu mais de doze milhões de cópias dos seus livros pelo mundo. Um fenômeno, não é mesmo?

Qual a inspiração de Sara J. Maas para escrever Trono de vidro?

Trono de vidro foi inspirado pelo conto de fada Cinderela. A autora pensou que a heroína da saga poderia ser uma cinderela que não vai ao baile para dançar, como todas as moças da sua idade. Ao contrário disso, a “cinderela” Celaena Sardothien, está mais interessada em acabar com o príncipe.

Quem é Sarah J. Maas, Autora de Trono de Vidro

Sarah Janet Maas nasceu na cidade de Nova Iorque em 1986. Formou-se em escrita na Universidade de Hamilton em Clinton (Nova Iorque). Ela escreve ficção de fantasia e ficção científica para o público jovem/adulto.

Maas começou escrevendo o que se tornaria seu romance de estreia: Trono de Vidro, quando ela tinha dezesseis anos de idade. Após escrever vários capítulos do livro (então chamado: Queen Of Glass), ela começou a postá-los no FictionPress.com, onde foi uma das histórias mais populares no site. Mais tarde, ela a removeu do site quando decidiu tentar publicar o livro.

Em 2008, Maas começou a enviar a história para agentes antes de encontrar um em 2009. Trono de Vidro foi comprado em março de 2010, pela Bloomsbury, que depois comprou mais dois livros da série. Em 2013, Trono de vidro foi publicado em formato físico.

TOG vai ganhar Adaptação pela HULU

Em setembro de 2015, foi anunciado que Trono de vidro seria adaptado para uma série de TV pela plataforma de streaming Hulu, com o nome de: Rainha das Sombras.

Em 2016 foi divulgado que o piloto da série já estava sendo preparado. A Mark Gordon Company (Grey’s Anatomy) atuará como estúdio para o projeto, o roteiro de Kira Snyder (The 100) e Anna Foester como diretora.

Muitos fãs estão ansiosos para saber quando Trono de vidro será lançado na TV, mas a verdade é que não há data prevista ainda.

Conclusão

Trono de vidro é uma série que faz jus à fama da autora. Com personagens interessantíssimos, cenários incrivelmente ricos em detalhes, reinos encantadores e motivos políticos envolventes que fazem você, a cada virar de páginas, querer ler mais e mais.

Se você gosta de fantasia, romances jovens adultos e histórias com narrativa inteligente, Trono de vidro é escrito para preencher muitas, senão todas, as suas expectativas.

Sobre a autora Sarah J. Maas, eu sou suspeita de falar porque, sou fã desde o primeiro livro que li dela o Corte de Espinhos e Rosa (Confira!).

Para adquirir ler os livros da série e os demais da autora, você pode comprá-los pela Amazon em formato físico ou e-book. E com a assinatura do kindle Unlimited você tem acesso a eles e a milhares de títulos gratuitamente por 30 dias. Vem conferir!