Resenha: Um Caminho para a liberdade da autora Jojo Moyes

O romance de Jojo Moyes, “Um caminho para a liberdade” trás temas de amor, perda e crescimento pessoal, e é um lembrete comovente do poder de determinação e resiliência.

O romance é baseado em uma história real que aconteceu na década de 1930 — no período da “grande depressão” que ocorreu nos EUA —, em Kentucky, um estado da região sudeste dos EUA.

Sobre o que fala Um Caminho para a Liberdade?

Em Um caminho para a liberdade a autora relata a jornada de cinco mulheres que trabalhavam em uma biblioteca itinerante onde elas faziam as viagens a cavalo, pois era a única forma de chegar àquelas regiões inóspitas, para levar livros e revistas às famílias que não tinham acesso a estudos e a escolas.

Alice, Izzy, Beth e Sophia lideradas por Margery são as mulheres que iniciam esse trabalho e durante a narrativa da história, nós vamos conhecer suas histórias pessoais e suas motivações. Estas mulheres eram remuneradas pela WPA que fundou o projeto da biblioteca itinerante.

  • Título: Um caminho para a liberdade
  • Autora: Jojo Moyes
  • Gênero: Romance
  • Editora: Intrínseca
  • Onde adquirir: Amazon

Sinopse

Cinco mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros. E juntas vão descobrir o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade.

Em uma época em que não seguir os costumes e a religião era uma transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada. A década de 1930 está chegando ao fim, e, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, a ideia de que as moças administrem uma biblioteca itinerante desafia o status quo.

Com o compromisso de levar livros para os moradores mais pobres da região, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca. E à medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, elas fortalecem o laço que as une e descobrem mais sobre si mesmas.

Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto. E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.

Inspirado em uma história real, Um caminho para a liberdade fala de lealdade, independência e justiça. Com uma trama envolvente e emocionante, Jojo Moyes faz o leitor refletir sobre as redes de apoio e amizade entre mulheres e como é preciso ir além dos nossos — supostos — limites. Afinal, conquistar a liberdade nunca é fácil.

O que achei de Um caminho para a liberdade

Uma história motivadora. Um caminho para a liberdade enfatiza o que é necessário para se ter liberdade. Nos mostra que as batalhas são inevitáveis para tal. Também dá exemplo de sororidade, de empatia e amizade entre as mulheres.

As mocinhas de Um caminho para a liberdade

Cinco mulheres tão diferentes com um propósito tão comum. Desafiando o mundo ao seu redor e suas próprias limitações para ajudar o próximo. Com isso, elas ajudaram não só os outros, aqueles que não tinham acesso a livros e as informações que elas os levavam, mas ajudaram a si mesmas. Cresceram a cada nova viagem naquele lugar cheio de pedras no caminho.

Mais sobre a obra Um caminho para a liberdade

Um caminho para a liberdade já teve seus direitos vendidos para uma adaptação cinematográfica e embora seja baseada em uma história que aconteceu a quase um século atrás, o assunto ainda vive atual aqui no Brasil.

Em pleno século XXI, o governo deste país está querendo dificultar ainda mais o acesso a livros a sua população.

Quem é Jojo Moyes, autora de Um caminho para a liberdade?

Jojo Moyes nasceu e cresceu em Londres, onde trabalhou como jornalista por dez anos, nove deles no jornal The Independent. Em 2002, ela deixou a carreira de jornalista para se tornar escritora em tempo integral quando seu primeiro livro, Sheltering Rain, foi publicado.

Desde então, ela escreveu quatorze romances e uma coleção de contos. Seu livro de maior sucesso, Me Before You, liderou as listas dos mais vendidos em nove países e foi adaptado para o cinema.

Com mais de 35 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, Jojo Moyes é uma das poucas escritoras a ter três livros na lista dos mais vendidos do The New York Times ao mesmo tempo. A autora mora em Essex, na Inglaterra, com o marido e três filhos.

jojo moyes autora de um caminho para a liberdade

4 Livros mais vendidos de Jojo Moyes na Amazon

Mais Vendido Nª. 1
Um caminho para a liberdade
  • Moyes, Jojo (Author)
  • 368 Pages - 11/14/2019 (Publication Date) - Intrínseca (Publisher)
Mais Vendido Nª. 2
Enquanto houver limoeiros
  • Katouh, Zoulfa (Author)
  • 364 Pages - 05/01/2023 (Publication Date) - Verus (Publisher)
Mais Vendido Nª. 3
A magia do amor
  • Livro
  • Stuart, Keith (Author)
  • 504 Pages - 05/29/2023 (Publication Date) - Record (Publisher)
Mais Vendido Nª. 4
Todos os astros levam a Paris
  • Livro
  • Sizlo, Natasha (Author)
  • 322 Pages - 07/24/2023 (Publication Date) - Verus (Publisher)

Para mais resenhas e dicas relacionadas a livros, filmes e séries, confira nossos demais artigos e conteúdo aqui no blog.

Imagens: Amazon/Canva
Os redatores do site adrielia.com não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com [email protected].