7 dicas para ler mais e melhor (de forma prazerosa e proveitosa)

Resolvi trazer estas 7 dicas para ler mais e melhor de forma prazerosa e proveitosa para vocês porque é uma coisa que eu estou colocando em prática de uns tempos para cá. Depois de uma baita ressaca literária (ressaca dessa quarentena) dei uma desmotivada nas minhas leituras. E agora estou voltando ao meu ritmo e quis compartilhar com vocês esse conteúdo que sei que pode ser muito útil pra vocês assim como está sendo pra mim.

Tenha sempre um livro ao seu alcance

Seja um leitor prevenido. Aproveite qualquer tempo de espera para ler algumas páginas; seja um livro digital em um tablet ou até mesmo através de aplicativos como Kindle e no celular. Se você prefere um livro físico reserve um lugar na bolsa ou na mochila para ter um sempre à mão. Enfrentar filas, aguardar consultas, reuniões ou até mesmo o tempo parado no trânsito é um tanto chato, e um livro pode te salvar de uma ansiedade e do tédio nesses momentos.

Aceite um desafio

Desafiar-se é uma maneira de manter a forma, além de te tirar da zona de conforto que você pode estar acostumado, vai te manter alerta na batalha. As metas vão te lembrar constantemente que você precisa seguir, continuar no caminho que planejou para alcançá-la. Estabelecer uma meta de leitura por um determinado período é uma ótima ideia, por exemplo: ler 50 livros por ano, ler 10 livros nacionais por ano, ler 1 livro nacional por mês… enfim, você pode estipular a sua meta, mas lembre-se, tem que ser desafiante. Não pode ser apenas mais do mesmo que você já faz sempre.

Crie um compromisso

Sou contra a ideia de se fazer qualquer coisa por obrigação, porém sei que viver uma vida onde só fazemos o que queremos do fundo do coração, e no nosso tempo é algo que é praticamente impossível. Desde quando nascemos somos ensinados como as coisas funcionam; como devem ser e acabamos seguindo as instruções. Então, por que não nos forçar um pouco a fazer aquilo que nos faz tão bem? E que nos ensina tanto.

Na maioria das vezes que iniciamos algo novo, o estranhamento e dificuldades em aprender é muito incômodo. Até que vire um hábito, gerando prazer, trazendo conhecimento e nos deixando mais vivos.

Existem formas de marcar um compromisso com a leitura de uma forma que se adapte ao seu modo de vida e que expanda ainda mais a sua capacidade de ir além. Reserve um tempo no seu dia, todo dia, para ler o que puder, por exemplo: duas, uma ou meia hora por dia. Garanto a você que será muito mais proveitoso do que ler um livro inteiro em um dia e passar um mês sem ler outro.

Exclua as distrações

Aproveite seu tempo para cumprir a sua meta. Atualmente existem muitas fontes de distrações com uma força atrativa absurda, as redes sociais por exemplo, mas esforce-se para manter o foco. Nada de dar aquela olhadinha no Whatsapp ou em vídeos do Tik tok e Instagram. O foco, a disciplina nas suas atitudes para realizar seus objetivos te dará prazer e resultados extraordinários.

Varie para não enjoar

Ler vários livros do mesmo gênero ou do mesmo autor sem intervalos pode causar cansaço mental e, com isso, ocasionar desistência da leitura. Portanto, é importante variar as leituras entre aquelas obras mais difíceis com aqueles livros mais leves. Gêneros e autores diferentes manterão sua mente arejada e propícia a receber mais e novas informações.

Não leia um livro e escute suas músicas preferidas ao mesmo tempo

Para que se concentre na sua leitura é necessário foco. Para isso, seu cérebro não pode estar dividindo atenção para as palavras do livro e a música que automaticamente você se conecta. Isso faz com que sua leitura fique mais lenta e você nem consegue assimilar tantas informações como faria se o foco estivesse só na leitura.

Mas você pode ler e ouvir músicas instrumentais ou músicas em línguas que você não conhece. Dessa forma, seu foco estará no livro e a canção não irá distraí-la. Pode ajudar na sua concentração. Os sons naturais, são os mais propícios para tornar sua leitura mais proveitosa.

Compartilhe suas experiências

Apesar de a leitura ser um hábito solitário, sabemos que leitores atraem outros leitores e compartilhar novas descobertas literárias é sempre um prazer. Conversar sobre livros é maravilhoso, reacende em nós a paixão pelas palavras que formam histórias que nos movem e emocionam. Consequentemente, nos dá ânimo para iniciar sempre novas leituras.

Espero que vocês aproveitem as dicas e se tiver sido útil, ou queira fazer um comentário, fique à vontade. É sempre bom dialogar para aprendermos mais coisas.