Top Gun Maverick: Vale a Pena Assistir?

Top Gun Maverick é um filme com um enredo de continuação do filme de 1986, o Top Gun: Ases Indomáveis. O filme é estrelado por Tom Cruise e em seu ano de lançamento foi o maior sucesso de bilheteria no mundo inteiro. O filme 2 estreou em maio de 2022 sendo um grande sucesso de bilheteria e crítica, superando, para muitos, as expectativas e a produção anterior.

Para você, que não viu o primeiro filme ou não lembra mais detalhes da sua história, preparei esse artigo sobre tudo o que você precisa saber sobre ele. Inclusive, se é necessário ver o Top Gun: Ases Indomáveis antes de ver Top Gun: Maverick. Vem ver!

Sobre o que fala Top Gun?

Imagem: Divulgação/Internet

A história do filme gira em torno de pilotos de uma escola de formação dos melhores pilotos de caça da marinha chamada Top Gun.

Na escola, Maverick vai iniciar uma competição com outro piloto, Tom Iceman, não só em busca do título de “Top Gun” da academia, mas pelo coração da bela instrutora de voo Charlotte Blackwood.

O romance vivido por Maverick e Charlie foi quente e, sem dúvidas, uma parte do filme mais marcante e envolvente. Afinal, quem viu esse filme e não ficou envolvido com o namoro desses dois (aluno e instrutora) e com Take My Breath Away na cabeça?

O que você precisa saber sobre o primeiro filme Top Gun: Ases indomáveis antes de ver Maverick?

Na verdade, Top Gun: Maverick é um filme com um enredo sólido que, embora você não tenha visto o primeiro filme, vai conseguir entender e se envolver tranquilamente com a trama.

Porém, se você souber de alguns acontecimentos do primeiro filme a contextualização das relações da nova produção serão muito mais interessantes.

Atenção: A seguir o texto pode conter spoiler!

A coisa mais importante que você precisa saber antes de ver Top Gun: Maverick é o trauma que a morte de Goose causou tanto em Maverick quanto em seu filho, Rooster, a partir do primeiro filme.

Em Top Gun: Ases Indomáveis, Pete Maverick é um piloto arrogante, estúpido e destemido que gosta de se arriscar no céu, não se importando em obedecer às ordens do seu comandante. Junto com o seu melhor amigo, Goose (também conhecido como Ganso), ele se arrisca no ar em, como o nome do filme diz, Ases Indomáveis até que uma tragédia acontece: Goose morre e Maverick se sentirá culpado e sem rumo.

No segundo filme, Maverick não surpreende com uma personalidade diferente da que ele tinha no filme anterior, a princípio. Ao contrário, na verdade, ele continua seguindo seus próprios instintos não negando ser quem é. E, isso, meus amigos, é o que dá aquele “tchan” no filme, não é mesmo?

O enredo do filme traz o passado de Maverick à tona, quando ele se vê obrigado a retornar para a Top Gun e ter que lidar com os seus traumas e com o filho do seu melhor amigo que morreu em um acidente com um caça que ele pilotava a 30 anos atrás.

Outra coisa que pode fazer diferença se você souber sobre o primeiro filme quando for ver o segundo, é a menção de Penny Benjamin. Em Top Gun Maverick, ela se materializa em carne e osso enquanto em Ases Indomáveis, ela apenas foi citada como uma pessoa com quem Pete havia se relacionado.

Por que mesmo de pronto desde 2020, Top Gun: Maverick só foi lançado em 2022?

Top Gun: Maverick estava previsto para ser lançado nas telonas em 2020, quando ficou pronto. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, a produção teve seu lançamento adiado, já que o ator principal Tom Cruise, revelou que esse filme, assim como os outros que ele fez, não foram produzidos para serviços de streamings. Por isso, Top Gun: Maverick estava guardadinho para ser lançado quando os cinemas voltassem a ser liberados para quem gosta da pipoca enquanto assiste às telonas.

Onde assistir Top Gun: Ases Indomáveis e Top Gun: Maverick?

Para assistir o primeiro filme de Top Gun: Ases Indomáveis, você pode alugar no Prime Vídeo. Inclusive, o serviço de streaming da Amazon oferece um teste grátis por 30 dias, que te permite aproveitar diversas produções originais. Além de te dá a opção de assinar outros serviços como Starzplay, Paramount + e muito mais.

Para conferir você pode clicar aqui!

Já para assistir Top Gun: Maverick você pode ir ao cinema mais próximo de você para vê-lo na telona. A partir de julho (2022), o filme será disponibilizado no serviço de streaming Paramount +.

Resenha de Top Gun Maverick 2022

Imagem: Divulgação Paramount Brasil

Depois de 2 anos sem ir ver um filme nas telonas, saí da toca para ir ver Top Gun Maverick. Afinal, o lançamento deste filme icônico, que foi lançado em 1986, coincide com o mesmo ano em que nasci. É isso aí, gente! Tô “veia”. No entanto, o ator que interpreta o Maverick, Tom Cruise, agora com 59 anos, é um coroa tão bonito e charmoso quanto quando tinha somente 24 aninhos na época de Top Gun Ases Indomáveis.

E o que eu achei desse novo filme? Ah, eu amei demais! Por isso, vou deixar uma resenha abaixo sobre o longa para você. Confira!

Sobre o enredo do filme Top Gun: Maverick

Ainda piloto de testes da marinha há 30 anos, Maverick continua no mesmo lugar como o cara indomável, destemido e aparentemente sem planos para o futuro ou planejamento profissional de carreira. Muitos não entendem esse seu posicionamento, afinal ele poderia ter subido de patente e até ter se tornado um almirante da marinha. No entanto, Maverick não tem nenhuma intenção de sair de onde está.

Contudo, mais uma vez, o destino o coloca à prova em uma missão que ele jamais pensou em assumir, onde ele terá que ensinar um grupo de pilotos de elite para uma incumbência perigosa e que pode ser fatal.

Além disso, Maverick terá de enfrentar outros desafios que para ele são até mais difíceis de encarar: as relações com pessoas importantes do seu passado.

Sobre os personagens

O elenco do filme foi uma escolha top demais para o longa. O time formado pelos pilotos de Top Gun se destaca pela forma como jogam juntos pela produção. Tom Cruise como Maverick em sua relação com Rooster (Miles Teller) traz para o filme cenas originais que dão emoção e nos passa uma verdade inédita desse novo enredo.

Apesar de já existir uma história entre esses dois personagens relacionada com o primeiro filme, em Top Gun Maverick eles nos emocionam enquanto buscam solucionar seus problemas.

Outro personagem que deu emoção ao filme foi o retorno de Iceman, o antigo rival de Maverick no primeiro filme. O ator Val Kilmer deu as caras como um grande amigo que, como tal, era quem ajudava a limpar a barra das besteiras de Maverick. Além disso, sua participação emociona porque, assim como o personagem no filme, o ator enfrentou na vida real (em 2017) um câncer que causou limitação em sua fala.

Perguntas Frequentes

Onde foi filmado o filme Top Gun Maverick?

As filmagens do longa foram realizadas em San Diego, Califórnia, que começaram oficialmente em 30 de maio de 2018. Posteriormente as filmagens tiveram que ser adiadas, assim como o lançamento do filme, devido à Covid-19.

Quantos filmes tem Top Gun?

A franquia conta com duas produções. A primeira, Top Gun: Ases Indomáveis foi lançada em 1986 e a segunda, Top Gun: Maverick foi lançada 36 anos depois (em 2022).

Como está Val Kilmer em 2022?

O ator Val Kilmer trata de um câncer na garganta desde 2014, quando perdeu a sua voz. Para gravar a participação em Top Gun: Maverick, ele precisou da ajuda de tecnologia I.A (Inteligência Artificial), onde foram utilizados mais de 40 modelos de vozes para a reprodução de sua fala no filme.

Como está Charlie de Top Gun?

A atriz que interpretou a instrutora de voo da academia Top Gun, e que foi o par romântico de Pete Maverick é a Kelly McGillis, atualmente com 64 anos. A atriz não foi sequer cogitada para participar da nova produção de Top Gun.

Uma discussão sobre etarismo foi levantada, afinal, a atriz representa na pele o efeito da idade e do tempo que acontece com a maioria das pessoas.

O argumento dos diretores da produção, foi de que o filme não tinha que ser voltado a um olhar para o passado em sua totalidade, sendo desnecessária a participação de “Charlie”.

No entanto, na nova produção, Maverick se envolve com uma pessoa de seu passado, Penny Benjamin (Jennifer Connelly), uma mulher madura, mas com aparência jovial.

Conclusão

Um filme para entreter! Essa é a definição de Top Gun Maverick.

Além de ser um filme que traz referências dos anos 80, quando foi lançado o primeiro filme, neste longa a produção vem emocionante, divertida e, com toda certeza, renovada.

Uma história bem contada, apesar de simples. E isso é o que importa. Tom Cruise entrega o que ele faz de melhor: ação. E junto com isso, nos traz nostalgia, emoção e diversão.

O enredo mostra relações entre jovens e mais velhos, o que pode levar pais que assistiram o primeiro filme em 86, com os seus filhos em 2022 aos cinemas.

Top Gun: Maverick com Tom Cruise em sua moto Kawasaki GPz900R Ninja, assim como em Top Gun: Ases Indomáveis, ainda leva uma mulher em sua garupa; ainda nos deixa com o coração acelerado quando testa seus limites no ar; ainda nos faz querer bater nele por sua teimosia, mas, nos faz entender que seu amadurecimento está chegando e, que bom. Pois no fundo, torcíamos para isso, não?

Minha nota para o filme Top Gun: Maverick é 5.

Para mais artigos relacionados sobre filmes e séries confira os demais artigos aqui no blog.

Imagens: Divulgação/Internet/ Paramount Brasil

Os redatores do site adrielia.com não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados.