O Senhor dos Anéis: Ordem de leitura dos Melhores Livros de Tolkien
A série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder está chegando na Amazon Prime Vídeo no dia 2 de setembro de 2022, e você ainda não leu os livros de J.R.R.Tolkien que inspiram a produção?
Neste artigo vou te contar qual a ordem de leitura dos livros de Tolkien que falam desse universo da Terra Média criado pelo autor, que é considerado um dos universos mais brilhantes da literatura mundial.
Índice
Quem é J.R.R.Tolkien
O escritor John Ronald Reuel Tolkien é autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion e mais.
Seu primeiro livro de sucesso publicado foi o O Hobbit (1937), mas somente após o lançamento da trilogia O Senhor dos Anéis (1954- 1955) que Tolkien passou a ser reconhecido e aclamado por milhares de fãs.
Após a sua morte (1973) várias outras obras foram publicadas, o que inclusive, são importantes para entendermos melhor todo o universo que ele criou no que diz respeito a Terra Média e seus moradores.
Qual a ordem de leitura de O Senhor dos Anéis?
As obras O Hobbit e O Senhor dos Anéis são as mais conhecidas do autor e elas basearam as produções de cinema que deram o grande destaque e notoriedade para Tolkien. Cada obra inspirou três filmes, totalizando seis ao todo.
Se você busca saber qual a ordem de leitura dos livros que contam essas histórias criadas por Tolkien, confira a seguir!
1. O Hobbit:
O Hobbit que originou três filmes com os respectivos subtítulos: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, lançado em 2012, O Hobbit: A Desolação de Smaug, lançado em 2013 e O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, lançado em 2014.
Confira a sinopse do livro O Hobbit:
Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta.
A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anões.
Esta jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anões atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, sejam eles, os imensos trolls, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária.
Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que… bem, você terá que ler e descobrir.
2. O Senhor dos Anéis:
Assim como o O Hobbit, a partir do livro O Senhor dos Anéis foi produzida uma trilogia sobre a história que, basicamente, é tido como uma espécie de continuação de O Hobbit. Os três filmes têm os respectivos subtítulos: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, lançado em 2001, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, lançado em 2002 e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, lançado em 2003.
Confira a sinopse do livro O Senhor dos Anéis:
Nos tempos antigos da Terra-média, mais especificamente na Segunda Era, os ferreiros-élficos de Eregion, liderados por Celebrimbor, criaram os Anéis de Poder. Mas o que eles não sabiam, era que em Mordor, Sauron, o Senhor das Trevas, forjou o Um Anel, enchendo-o com seu próprio poder para que pudesse governar todos os outros.
Depois da Batalha da Última Aliança, onde Elfos (liderados por Elrond e Gil-galad) e os poderosos Homens de Númenor (liderados por Elendil e Isildur) lutaram juntos contra Sauron, ele foi derrotado e o seu Anel foi tirado dele.
Sauron vagou em forma de um espírito derrotado por séculos, até que depois de ter reunido um pouco de forças, buscou seu artefato em vão. Ele estava perdido e se tornara apenas uma lenda, conhecida por poucos, na Terra-média. Depois de muitas eras, o Um Anel caiu por acaso nas mãos do improvável hobbit Bilbo Bolseiro do Condado.
Quando Bilbo atingiu seu onzentésimo primeiro aniversário, acabou legando a seu jovem sobrinho Frodo o Anel Governante. Porém, o mago Gandalf, depois de muito estudar, descobre a verdade sobre o artefato e indica a Frodo uma missão perigosa: viajar pela Terra-média, mergulhar nas sombras de Mordor e destruir o Anel, lançando-o na Fenda da Perdição.
Quantos livros tem o O Hobbit?
Originalmente o, O Hobbit possui volume único. No entanto, depois da produção dos filmes para o cinema, foram lançados três livros ilustrados baseados na obra. Confira a seguir!
Volume Único: O Hobbit
Trilogia:
Importante: Esses livros são ilustrados e a compra só é possível através de encomenda!
Quantos livros tem O Senhor dos Anéis?
Assim como O Hobbit depois da produção cinematográfica, O Senhor dos Anéis teve três livros publicados. Confira a seguir!
Volume Único: O Senhor dos Anéis
Esse livro será lançado pela editora Harper Collins em 15 de agosto de 2022. Porém, já está disponível para pré-venda na Amazon.
Trilogia:
Estes são os livros mais famosos de Tolkien, no entanto, além dessas obras existem outras que também falam sobre o universo da Terra Média e que, se você quer conhecer bem a obra de Tolkien, sua leitura terá grande contribuição para um conhecimento abrangente da obra do autor.
Qual a ordem de leitura de J.R.R.Tolkien: Guia da Terra Média
Para uma compreensão completa do universo criado por Tolkien, a leitura dos 7 seguintes livros é fundamental. Confira!
Quando será lançada a série O Senhor dos Anéis na Amazon
Prevista para ser lançada no dia 2 de setembro de 2022, a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder será disponibilizada para assinantes Prime, na Amazon Prime Vídeo.
Assista ao Trailer:
Como assistir a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder na Amazon?
Para assistir a nova produção original Amazon Prime inspirada na obra O Senhor dos Anéis de Tolkien, você precisa ser membro prime na plataforma.
E como fazer para ser membro Prime? É bem simples! Basta assinar o serviço de streaming Prime Vídeo, que tem até 30 dias de teste grátis e após esse período, custará apenas 14,90/mês.
E a melhor parte é que, além de assistir a diversas produções originais Prime Vídeo (que já vale muito à pena!), você ganha direito a vários benefícios exclusivos como: Frete grátis em milhares de produtos no site da Amazon (em todas as categorias), Prime Reading, Prime Gaming, Prime Music e promoções exclusivas.
Clique aqui e saiba mais!
Conclusão
Lançado em 1937, O Hobbit é um dos maiores divisores de águas na literatura fantástica mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades.
Não há quem leia esse livro e não sinta o poder do enredo criado ali. Isso ocorre talvez pela magia e pelos personagens interessantes que habitam o universo da Terra Média, ou talvez porque J.R.R. Tolkien escreveu o melhor livro infanto-juvenil de todos os tempos. Para saber mais sobre a série Os Anéis do Poder, confira o nosso artigo sobre ela aqui no blog!
Siga-me nas redes sociais