Livro Infantil: Top 10 mais Vendidos da Categoria Infantojuvenil

Livro infantil e infantojuvenil são livros que fazem parte de uma categoria de obras literárias voltada para a produção de livros para crianças e adolescentes com idade entre 2 até os 15 anos de idade.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a idade para caracterizar uma criança é dos 2 até os seus 12 anos. Para o adolescente é dos 12 aos 18 anos. No entanto, a divisão de categoria na literatura infantojuvenil caracteriza a idade de 2 aos 11 anos para livro infantil e dos 10 aos 15, para livros juvenil.

Portanto, se você tinha dúvidas sobre qual é a idade que faz parte do grupo de leitores de literatura infantojuvenil, agora já sabe, certo?

O que caracteriza um livro infantojuvenil?

A literatura infantojuvenil é caracterizada por histórias fictícias infantis e juvenis, novelas, poemas, fantasias, enredo folclórico e cultural e até biografias, etc. Ela se caracteriza pelo conteúdo das obras que são contadas em linguagem fácil de ser entendida e que não contém conteúdo adulto.

Top 10 livros infantil e juvenil mais lidos dos últimos tempos

Os livros que compõem a lista abaixo foram selecionados de acordo com os mais vendidos da categoria na Amazon. São obras que são bem avaliadas, possuem valores variados e que vai agregar valores importantes no aprendizado da criança que puder fazer sua leitura. Para deixar ainda mais claro, cada indicação possui a classificação etária, ok? Confira!

O Pequeno Príncipe
Ver Oferta
Malala: A menina que queria ir para a escola
Ver Oferta
Dúvida Cruel 2: Manual do mundo
Ver Oferta
Árvore dos desejos
Ver Oferta
A parte que falta
Ver Oferta
A Árvore Generosa
Ver Oferta
Diário de um banana
Ver Oferta
O livro das Virtudes
Ver Oferta
Quem soltou o PUM?
Ver Oferta
A Volta ao Mundo em 80 dias
Ver Oferta

A seguir você pode conferir as características que compõem a literatura infantil e juvenil.

O que é literatura infantil?

A literatura infantil é composta por obras escritas voltadas para o público infantil, ou seja, crianças de 2 aos 12 anos. Estas obras, geralmente ilustradas, apontam de forma inteligente e lúdica as descobertas do mundo que espera esse leitor. Através de histórias criativas, coloridas, poéticas e mágicas, elas estimulam os sentidos da criança para aprender sobre a realidade das coisas.

Confira as 5 principais características das obras de literatura infantil

  • Falta de temas adultos como: guerra, crimes e drogas, romance adulto;
  • Possuem no máximo 100 páginas;
  • Lúdicos: possuem cores, imagens, desenhos, etc;
  • O foco do enredo são diálogos, com poucas descrições;
  • Possuem caráter didático com ensinamentos sobre regras e comportamentos sociais.

O que é literatura juvenil?

A literatura juvenil é voltada para um público apto cognitivamente a interpretar as relações da sociedade e do mundo. A leitura contribui para o seu crescimento de forma significativa fazendo com que o jovem se torne curioso, explorador e ávido por respostas.

A estrutura narrativa de obras de literatura juvenil conta com personagens com idades parecidas com a do leitor, com descrição física e psicológica definida, o que torna a leitura de fácil identificação e aceitação.

Confira as 5 principais características das obras de literatura Juvenil

  • Personagens na mesma faixa etária do leitor;
  • Relatam temas polêmicos de interesse do leitor jovem como romances, drogas, sexo, violência, etc;
  • Possuem entre 200 a 300 páginas;
  • O final varia, podendo ser feliz ou não;
  • Estimulam o jovem a desenvolver suas percepções em relação ao mundo em sua volta.

Os principais tipos de narrativas em livro infantil e juvenil

As obras infantojuvenis são produzidas para levar o leitor a ter uma compreensão maior de si mesmo e do outro. Sendo assim, elas são compostas de realidade e fantasia para permitir à criança lidar com suas emoções geradas a partir da leitura.

Confira a seguir, os principais tipos de enredos da literatura infantojuvenil que abordam temas diversos dentro dos gêneros que são escritos.

1. A fábula

Nas fábulas é muito comum ter protagonistas animais e objetos, além de personagens humanos. A fábula se caracteriza também por ser uma história curta, ilustrada e colorida, na maioria das vezes.

Veja um exemplo:

Fábulas

De valor literário acima do puro didatismo, Fábulas ainda hoje é um dos maiores sucessos de seu autor e prova que boas histórias não envelhecem e ainda rendem muitas horas de diversão. Aqui, Pedrinho, Narizinho e Emília muitas vezes discordam dos conteúdos das fábulas, exercendo poder de crítica e mostrando que o leitor é ativo na construção da narrativa.

Fábulas
  • Lobato, Monteiro (Author)
  • 208 Pages - 03/24/2017 (Publication Date) - Globinho (Publisher)

2. Lendas e Mitos

Com enredos bem populares, obras que contam histórias de lendas e mitos são baseadas em acontecimentos históricos passados de geração para geração. Devido a isso, essas histórias podem ter várias versões.

Veja um exemplo clássico de livro infantil baseado em lendas e mitos:

Mitos E Lendas Para Crianças

Nesta edição de Mitos E Lendas Para Crianças são abordados por meio de histórias sobre deuses, heróis e monstros as lendas, o folclore em relação aos seres humanos, a natureza e seus fenômenos e também o mundo espiritual. Além disso, este livro desvenda segredos da mitologia e traz aventuras incríveis que são contadas de geração em geração. Da Grécia Antiga às Américas, faz uma viagem por reinos escondidos, apresenta criaturas fascinantes, identifica personagens e reconta histórias fantásticas para os pequenos.

Mitos E Lendas Para Crianças
  • Vários Autores (Author)
  • 142 Pages - 09/30/2022 (Publication Date) - Publifolha (Publisher)

3. Conto

Os contos são narrativas rápidas, onde o conflito do enredo é resolvido rapidamente. Embora os contos tenham essa característica, eles são incrivelmente interessantes e inspiradores.

Veja um exemplo de conto clássico que inspirou e inspira vários autores em obras contemporâneas para o público infantojuvenil e muito mais:

Contos de fadas em quadrinhos

Nesta antologia única contada por grandes cartunistas, você vai ver dezessete histórias que todos conhecem se unirem a outras não tão conhecidas. O resultado, divertido, mostra que nem tudo é estático no universo das fadas!

Aqui, numa terra nada, nada distante… príncipes e princesas reinavam no reino do traço mágico. Cada um deles possuía um talento único. Alguns dominavam as cores; outros, a técnica. Mas todos possuíam a inegável capacidade de transformar tudo o que tocavam em algo mais divertido ainda. E o rei, Chis Duffy, reuniu esse grupo encantado para recontar, em quadrinhos, os mais amados contos de fada. Algumas fábulas se mantêm fiéis às originais. Mas outras trazem reviravoltas divertidas e, muitas vezes, emocionantes.

Contos de fadas em quadrinhos
  • Duffy, Chris (Author)
  • 128 Pages - 02/26/2015 (Publication Date) - Galera (Publisher)

4. Crônica

O livro infantil de crônicas relata em seu enredo, fatos do cotidiano de forma clara, didática e objetiva.

Veja um exemplo:

As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Nesta edição baseada na fantástica história, a crônica é sobre O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.

“Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado”, sussurrou Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Susana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão.

Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.

As crônicas de Nárnia - O leão, a feiticeira e o guarda-roupa: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa: 2
  • Lewis, C. S. (Author)
  • 184 Pages - 09/22/2009 (Publication Date) - WMF Martins Fontes (Publisher)

5. Romance

Os romances são narrativas mais longas e podem contar diversos conflitos na trama.

Veja um exemplo:

A Seleção

Em A Seleção, uma disputa é o foco central do romance que aborda diversas subtramas interessantes que vão muito além de uma competição. Esse romance fala de política, de network, de relações emocionais e muito mais.

“Muitas garotas sonham em ser princesas, mas este não é o caso de America Singer. Ela topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que depois disso sua vida nunca mais será a mesma…”

A Seleção
  • Cass, Kiera (Author)

Conclusão

A literatura infantil ou infantojuvenil tem papel fundamental na formação da criança e do adolescente. Ela proporciona vários benefícios para a formação do leitor.

Os principais benefícios da literatura infantojuvenil são: estimular o aprendizado, contribuir para o desenvolvimento da criatividade, da personalidade, emocional e da autonomia.

Por isso, quanto mais cedo crianças e adolescentes tiverem contato com a leitura, mais propensos eles estarão a terem uma compreensão de sociedade mais clara, mais astuta.

Imagem de press 👍 and ⭐ por Pixabay

Os redatores do site adrielia.com não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados.