Tudo sobre curso de escrita criativa para autores iniciantes

Curso de escrita criativa nos Estados Unidos é praticamente obrigatório para qualquer aspirante a escritor. No Brasil, infelizmente, ainda não é tão reconhecido como sendo uma ferramenta indispensável na formação de escritores. Para escrever bons livros o estudo da escrita criativa é essencial. Você, escritor iniciante que possui uma vocação para escrever, descubra como aprimorar seu talento com a escrita criativa.

O que abrange um curso de escrita criativa

Os cursos de escrita criativa visam ensinar e, de maneira teórica e prática, como criar: poemas, novelas, contos, textos dramáticos, romances e roteiros (guiões). Identificar os diferentes tipos de escrita, o domínio da imaginação e aplicar essas ferramentas em suas criações. A escrita criativa é uma expressão que não especifica tudo o que ela abarca, porque ela recebe em seu processo toda gente que a ela se disponha não se limitando a apenas: ficção, drama, poesia, escrita exploratória, roteiro, autobiografia, gêneros híbridos, etc.

Curso de escrita criativa para escritores iniciantes

Cursos e oficinas de escrita criativa devem ser feitos por todos os escritores iniciantes, apaixonados pela literatura, audiovisual, teatro, quadrinhos, etc, que querem escrever ou trabalhar nestas áreas de forma profissional. Abaixo alguns dos temas mais comuns e indispensáveis em cursos e oficinas de escrita criativa para escritores iniciantes:

— Figuras de linguagem

— Escrita de textos ficcionais e não-ficcionais

— Construção de cenas

— Construção de personagens

— Qualidades e defeitos do texto criativo

— Elaboração de enredos

— Storytelling

— Todos os aspectos literários

Como um curso de escrita criativa pode torná-la uma escritora ou um escritor melhor

A escrita criativa dará a você todas as respostas, que mais perturbam sua mente, relacionadas a sua escrita. Sempre que estamos escrevendo uma nova história, seja qual for o gênero, algumas dúvidas permeiam as nossas cabeças como: Será que o meu texto está bom? Será que o desenvolvimento dos personagens e do enredo está consistente? O que escrevi funciona? Não consigo decidir o final, e agora?

Esta insegurança é muito comum, acontece com a maioria dos autores iniciantes. Se você dedicar um pouquinho de tempo para conhecer as biografias dos seus autores favoritos ou dos maiores autores da história, vai ver que este tipo de dúvidas também os afligiam. No entanto, elas não foram motivos para que desistissem de escrever. É por isso que aprender escrita criativa nos ajuda tanto a nos desenvolver melhor no que quer que seja que façamos.

Os cursos de escrita criativa te ajudam a tornar-se um escritor mais consciente. Isso é muito importante para que você mesmo se autoavalie na hora de escrever e de analisar seu texto. Vai saber ter um olhar crítico sobre o que escreve e avaliar melhor os méritos e defeitos do seu texto.

Escrita criativa no Brasil

Curso de escrita criativa no Brasil ainda é uma coisa pouco trabalhada, apesar, de alguns anos para cá, o reconhecimento da importância do estudo de escrita criativa para escritores iniciantes, esteja fazendo alguma diferença nesse meio. Enquanto em outros países, como os EUA por exemplo, os cursos de escrita criativa são praticamente obrigatórios para quem quer se tornar escritora ou escritor, aqui no Brasil estes cursos ainda não são, aparentemente, tão importantes assim.

Uma das primeiras oficinas de escrita criativa que surgiu no Brasil foi criada pelo escritor e professor universitário Luiz Antônio de Assis Brasil, que há 35 anos mantém a oficina oferecendo conhecimentos para quem o buscam. E somente há 4 anos, em 2016, foi inserido o curso Tecnólogo de escrita criativa na PUCRS (PUC Rio Grande do Sul). A única faculdade, na época, a oferecer um curso nesta área.

Felizmente, as opções de cursos nesta área estão aumentando. Embora a maioria do que tem no mercado seja conteúdos criados por escritores, onde oferecem cursos voltados para a escrita baseados em suas próprias histórias como escritores, já são ótimas referências para quem quer aprender sobre a área.

Acessibilidade dos cursos de escrita criativa

Os cursos de escrita criativa oferecidos pela PUC, além de não estarem em todos os estados brasileiros custam um investimento muito alto já que não é nem mesmo bacharelado, apenas graduação tecnológica. E os cursos, livres e digitais, oferecidos por escritores variam muito os valores de investimento e conteúdos oferecidos.

Você pode encontrar cursos que podem variar entre R$100,00 a R$2.000,00 ou mais. Vai depender de quem está oferecendo (autoridade, relevância) e do conteúdo que será ministrado no curso.

E o dom de escrever naturalmente não é suficiente para me tornar uma boa escritora ou escritor?

Esta é uma pergunta que para muitos escritores iniciantes causa alguns dilemas.

Eu diria que, acreditar em si mesmo, em sua capacidade de colocar em palavras mundos interessantes para levar para as pessoas é algo primordial para qualquer aspirante a escritor.

Porém, é preciso entender que assim como você é inteligente e capaz, cada leitor que irá ler sua obra, também é inteligente e sagaz. Seu texto precisa ser dito da forma mais original possível, dizer o que tem para dizer de forma diferenciada e convincente para o seu leitor. E fazer isso, não depende só do seu dom especial para escrever. Você precisa estudar muito para aprender a colocar isso em prática. Quando eu falo estudar não digo só cursos de escrita criativa, apesar de serem essenciais e te ajudam a poupar tempo, mas também de livros. Muitos e muitos livros. Em um curso de escrita criativa, é que você vai aprender como estruturar, narrar as palavras e dizer o que precisa de forma consciente sem, copiar o que já leu ou o que já viu ou ouviu. E lendo, é onde você vai obter conhecimento para dar asas a sua imaginação.

O curso de escrita criativa no currículo de autora e autor

Ter um curso de escrita criativa, de relevância, no currículo de autora e autor é um diferencial que pode fazer toda diferença para as editoras, na hora de avaliar seu original.

Atualmente é muito difícil um escritor iniciante, desconhecido, conseguir ter um original avaliado por alguma editora tradicional no mercado brasileiro, quem dirá publicado. Geralmente, você precisa ter um histórico como escritora, ter algum resultado para mostrar que vale a pena investirem em você, no seu trabalho. E formações nesta área podem te ajudar com isso. Vai dar credibilidade ao seu trabalho, demonstra que você o leva a sério e, provavelmente, fez um bom trabalho no desenvolvimento da sua obra.

Além disso, ter um curso de escrita criativa te ajuda a conseguir trabalhos na área como: fazer leituras betas e leituras críticas, o que te ajudam cada vez mais melhorar sua formação na prática.

Você gosta de escrever? Se ainda não fez um curso de escrita criativa, faça!

Aqui vou deixar algumas opções de cursos para você conhecer e escolher, qual a melhor para o seu momento. O importante é você não ficar parada (o).

Curso de escrita criativa por Roberto Modesto – Autor, dramaturgo e ator.

Redação e Escrita Criativa por Matheus de Souza – Autor