Top 30 Livros mais vendidos no Brasil em 2022 entre todas as Categorias

Se você está em busca de indicações de bons livros para ler e se aventurar em histórias que agregam algo na sua vida, com as dicas que vou deixar aqui espero te convencer a ler alguns da lista e que sinta-se satisfeito com cada uma destas leituras.

Neste artigo vou falar de uma das coisas que mais me dá prazer na vida: os livros. Afinal, se mais pessoas soubessem o quanto a leitura pode fazer bem, o número de leitores neste país seria maior e consequentemente teríamos mais pessoas bem resolvidas, mais felizes e bem sucedidas.

Dito isto, vamos para o conteúdo que é tão necessário para essa sociedade, pois como os estudos comprovam, através dos livros toda e qualquer pessoa pode se tornar um ser humano melhor.

Livros, o que são e para que servem

Os livros são objetos intelectuais transportáveis e compostos por páginas encadernadas com textos manuscritos ou impressos e/ou imagens, que formam um volume publicável.

Eles servem para levar diversos benefícios ao leitor. Confira abaixo os 10 principais benefícios da leitura:

  • Desperta e encoraja a criatividade
  • Ajuda a concentração e memorização
  • Expande o vocabulário e conhecimentos gerais
  • Auxilia no desenvolvimento de habilidades de escrita
  • Cria e fomenta o senso crítico
  • Expande a mente do leitor para as relações humanas
  • Ajuda o leitor a melhorar sua autoestima
  • Leva o leitor em viagens incríveis
  • Estimula insights que podem virar negócios
  • Auxilia no desenvolvimento da identidade artística
  • Em crianças, ajuda no desenvolvimento cognitivo

Os 30 Livros mais vendidos da atualidade no Brasil – Todas as categorias

As obras que compõem o ranking a seguir fazem parte dos mais vendidos (geral) no Brasil no primeiro semestre de 2022 de acordo com o Publishnews e também com dados de uma pesquisa realizada na Amazon, a maior plataforma de vendas de livros do Brasil e do mundo.

Conheça os tipos de Livros disponíveis no mercado

Mundialmente, as obras são disponibilizados em dois tipos: o livro impresso e o livro digital.

Livros impressos são objetos com capa e páginas encadernadas e com layouts estáticos, ou seja, um livro impresso tem estrutura e formato definidos e só há uma maneira de os ler: Tocando-o e folheando página por página. Esse tipo de livro ainda é o preferido, mundialmente falando. E, isso se deve às vantagens que os leitores não dispensam ao comparar um livro impresso a um livro digital, por exemplo.

Quer saber quais são as vantagens da leitura de livros impressos? Bem, a principal vantagem na leitura de livros físicos está na experiência sensorial que eles proporcionam: os livros impressos te permitem senti-lo, literalmente. O cheiro, a textura e o visual e, assim, o prazer da leitura pode ser maior por reunir estas sensações a mais durante a leitura. Além disso, os livros físicos não dependem de dispositivos digitais movidos a baterias e energia. É possível acessá-los a qualquer momento e qualquer lugar por tempo indeterminado.

As principais desvantagens dos livros impressos estão no seu valor que, na maioria das obras, custam um valor bem mais elevado, se comparados aos livros digitais. E na questão ambiental, afinal, são utilizadas matérias primas da natureza para produzir um livro físico além de ser um produto que desgasta e leva tempo para se decompor na natureza.

E o que é um livro digital?

Já os livros digitais são popularmente conhecidos como E-books. Eles têm em formato eletrônico e podem ser obras que já tenham sido impressa e foi adaptada para uma versão eletrônica, ou um texto original publicado diretamente em formato digital.

Os livros digitais estão disponíveis em duas formas: o ebook (popularmente constituído por arquivos PDF, ePub, MOBI, AZW e AZW3) e os audiobooks que são conteúdos em áudio.

Com essa informação você pode estar se perguntando: e como eu leio os livros digitais? Como ter acesso aos ebooks? Segue o fio!

Os e-books podem ser lidos usando diversos tipos de dispositivos eletrônicos como tablets, smartphones ou computadores. Além disso, já existem no mercado dispositivos próprios para leitura de e-books como o Kindle da Amazon onde você pode baixar milhares de livros digitais adquiridos na plataforma, assim como enviar arquivos compatíveis para o dispositivo para facilitar a leitura e os estudos.

Confira as 5 principais vantagens do livro digital:

. O leitor pode escolher o layout do texto: como tamanho e formato da fonte;

. A acessibilidade: tanto de valor dos livros digitais que é muito mais acessível, comparados aos livros impressos, como a praticidade de leitura em dispositivos comuns;

. O transporte: o livro digital não pesa;

. A durabilidade do armazenamento que é feito na nuvem;

. O ebook é ecológico, ou seja, não é utilizado matéria prima da natureza para a sua produção.

Quanto às desvantagens do livro digital, fica por conta da experiência sensorial, que só é proporcionada pelos livros físicos e pela possibilidade de colecionar uma estante repleta de livros palpáveis.

E o que são os audiobooks?

Os audiobooks são livros digitais adaptados para áudio, ou seja, é uma gravação de voz dos conteúdos de livros. Inclusive, com o avanço das tecnologias digitais esse formato de livro está ganhando espaço entre velhos e novos leitores devido a sua praticidade.

Já existem no Brasil alguns aplicativos que oferecem esses serviços. A maioria por assinatura. Confira os 3 principais, a seguir:

1. Kindle (Amazon) – Gratuito pelo dispositivo

Com o aparelho Kindle da Amazon é possível adquirir diretamente audiolivros, assim como ouvir seus e-books (que tenham os direitos liberados) em voz alta através da função Text-to -Speak.

2. Ubook – Assinatura

Esse aplicativo de acesso a audiolivros é um dos que possui maior catálogo da categoria com mais de 250 mil conteúdos em áudio. Está disponível para acesso através do computador, tablet ou smartphone.

3.  Storytel – Assinatura

O Storytel também oferece conteúdos como audiolivros, podcasts, séries, documentários e canais de formação que está sendo bem aceito e ganhando espaço entre os leitores brasileiros. Você pode acessá-lo pelo computador, tablet ou celular.

As vantagens dos audiolivros estão na praticidade de ter acesso a conteúdos literários, por exemplo. Dá para ouvir a narração do livro que você não está com tempo de ler enquanto realiza outras atividades como durante aquela corrida matinal que você precisa fazer para manter a saúde, ou quando prepara o café da manhã etc.

Como desvantagem, acredito que é fácil perceber, não é? Afinal, a experiência sensorial criada pela sua mente ao ler um livro não vai existir com a narração do livro feita por outra voz, certo?

Quais são os gêneros literários que classificam os livros

Os livros são divididos em gêneros literários clássicos e modernos. O gênero literário clássico é composto pelos estilos: épico, lírico e dramático. Já a categoria de gêneros literários modernos estão: conto, romance, poema, novela, drama histórico etc.

Onde encontrar e ler livros online grátis

Ler livros online grátis é uma das coisas mais desejadas por quem ama leitura e não pode comprar todos os livros que deseja, ou precisa, ler.

Bem, existem no mercado alguns canais que oferecem muito conteúdo literário gratuito. Tanto para estudantes, pesquisadores e leitores interessados em leituras contemporâneas. Você pode conferir mais detalhes no artigo 5 Formas de Ler Livros gratuitos na internet.

Uma opção prática para você que ama leitura, desde clássica à contemporânea, é a adesão no programa Kindle Unlimited da Amazon, que é um programa de empréstimo de livros com milhões de títulos disponíveis para você escolher e ler na hora que quiser. Ele tem a adesão gratuita por 30 dias para você testar, caso decida continuar fazendo parte do programa após esse prazo, a assinatura custa apenas 19,90/ mês. É incrível, não é?

E o melhor é que você não precisa necessariamente ter um aparelhos inteligentes para ler os livros, pois o acesso é liberado pelo App kindle que pode ser baixado para Android e iOS.

Conclusão

Livros são “transportes” que nos levam para universos distintos e além. Assim como um carro que nos transporta de um lugar para o outro, como o avião que nos leva por aí a distâncias maiores e mais rápido, como os nossos pensamentos que nos fazem viajar por onde já tivemos ou sabemos que existem. Porém, os livros nos levam além, muito além; por universos que nunca vimos e nem ouvimos falar.

Eles nos fazem criar memórias que nunca experimentamos na prática, mas que nos despertam emoções tão reais quanto. “A leitura pode ser como saborear o melhor prato da vida quando se está com muita fome; como beber água quando a sede deixa a saliva grossa dentro da boca; acalento; aventura; aprendizado; viagem; desespero e agonia. É emoção que envivece!”

Imagens: Canva

Os redatores do site adrielia.com não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados.