Melhores Livros de Romance Clássicos da Literatura

Os livros de romance clássicos contam histórias que, desde quando foram lançadas até os dias atuais, ainda encantam os leitores através de tramas envolventes, personagens marcantes e comportamentos sociais atemporais, que tendem a gerar uma identificação com muitas coisas da atualidade.

O que faz um livro de romance virar clássico?

Os clássicos da literatura mundial se tornam clássicos porque foram escritos em épocas em que suas histórias se passam, permanecendo interessantes e tendo o que contar mesmo em gerações futuras.

Para que um romance se torne uma obra clássica, o livro precisa ser exemplar, ou seja, uma obra que inspire e que, ensine e toque a emoção das pessoas que serão seus leitores, irão perpetuar através de obras futuras, geração após geração.

Quais são os livros de romance clássicos mais aclamados da ficção?

A senhorita Elizabeth Bennet, Capitu, Anna Karenina, assim como tantas outras personagens mulheres e homens que marcaram as histórias dessas obras estão te aguardando nos livros de romance clássicos mais lidos e aclamados de todos os tempos. Veja a seguir!

Top 10 melhores livros de romance clássicos da ficção

livro de romanca Dom Casmurro edição especial Amazon

Com este romance publicado em 1899, o maior nome da literatura nacional, Machado de Assis, torna-se também parte do cânone mundial. “Dom Casmurro” traz contundentes reflexões sobre o Brasil de sua época, ainda muito relevantes para os dias atuais, e faz isso com a narrativa repleta de ironia que é uma marca do autor.

Um livro de romance clássico dos bons que faz valer a pena cada página virada.

Confira a Sinopse:

“Dom Casmurro” conta a história de Bento Santiago (Bentinho), apelidado de Dom Casmurro por ser calado e introvertido. Na adolescência, apaixona-se por Capitu, abandonando o seminário e, com ele, os desígnios traçados por sua mãe, Dona Glória, para que se tornasse padre. Casam-se e tudo corre bem, até o amor se tornar ciúme e desconfiança. É esta a grande questão que magistralmente Dom Casmurro expõe ao longo de 148 capítulos: a dúvida que paira ao longo de toda a obra sobre a possibilidade de traição de Capitu, agravada pela extraordinária semelhança do filho de ambos, Ezequiel, com o grande amigo de Bentinho, Escobar.

livros de romance jane austen orgulho e preconceito edição capa dura

O livro de romance Orgulho e Preconceito possui uma envolvente narrativa que traz o que há de melhor na literatura de Jane Austen: um enredo repleto de reviravoltas, personagens inesquecíveis e diálogos aguçados.

Confira a Sinopse:

Em Orgulho e Preconceito, Jane Austen nos apresenta os Bennets: uma família nobre, porém sem dinheiro, composta pelo pai, pela mãe e por cinco moças, todas em idade de se casar e nenhuma com direito a herdar a propriedade da família.

Para assegurar o futuro delas, é preciso encontrar pretendentes de boa posição – uma busca que atormenta a senhora Bennet e, consequentemente, a família toda.

A chegada de novos vizinhos provoca um alvoroço na vizinhança ao apresentar dois jovens solteiros e abastados: o senhor Bingley, por quem Jane Bennet, a primogênita, logo se apaixona; e o senhor Darcy, um homem orgulhoso que desperta o desprezo de Elizabeth Bennet, a segunda irmã mais velha e heroína desta história.

Para viver um grande amor, no entanto, eles terão de repensar suas convicções e reavaliar seus sentimentos.

Livro de romance clássico Anna Karenina edição especial capa dura

Em “Anna Karenina”, o autor se mostra extremamente crítico aos padrões sociais da época e que nos coloca diante de personagens que estão dispostos a viver, amar e buscar o amor e suas verdades pessoais.

Anna Karenina é um clássico universal, uma obra que merece um lugar na sua estante e, quem sabe, entrar para a lista de seus melhores livros.

Confira a sinopse:

Anna Karenina, uma aristocrata casada com um alto funcionário do governo russo, envolve-se com o Conde Vronsky, oficial da cavalaria, chocando a alta sociedade de 1874. Além do triângulo amoroso onde Anna Karenina é a peça principal, outras histórias se desenrolam na obra.

Livro de romance clássico O Morro dos Ventos Uivantes edição especial capa dura

O Morro dos Ventos Uivantes. Um dos grandes romances das irmãs Brontë, este clássico apresenta uma história fantasmagórica de obsessão, vingança e paixões intensas. A história é contada em detalhes pela criada Nelly a um forasteiro, e narra eventos que permearam gerações das famílias Earnshaw e Linton, bem como seus desdobramentos.

Confira a sinopse:

Heathcliff, um menino órfão trazido pelo patriarca da família Earnshaw após uma longa viagem. A criança é submetida a diversas humilhações protagonizadas pelo filho do casal, e com isso desenvolve um temperamento taciturno e perverso. Heathcliff encontra, porém, na nova casa, um único alento: a paixão doentia que ele nutre por Catherine Earnshaw, a temperamental filha do casal, que de imediato se torna sua aliada. Heathcliff, motivado pelos revezes sofridos, busca se vingar dos que o humilharam enquanto se torna cada vez mais sádico e endurecido, cometendo para isso as mais temíveis atrocidades. Seria possível um vilão cruel e demoníaco sofrer por um amor arrebatador, que a tudo sobrevive? Haveria redenção para uma alma tão fria? E quanto às vítimas, conseguiriam escapar de sua sede por maldade?

Livro de romance clássico Cem anos de solidão edição especial capa dura

Em Cem anos de solidão, um dos maiores clássicos da literatura, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance.

Confira a Sinopse:

Cem Anos de Solidão conta a história de uma família (os Buendía) e de uma cidade (Macondo) que estão isolados do resto do mundo, encerrados pela solidão. Tudo começa quando as coisas não tinham nome, indo até a chegada do telefone. Utilizando recursos como o realismo mágico, o autor trabalha temas complexos, tais quais, revoluções, incesto, corrupção e até loucura.

Livro de romance clássico O Amor nos tempos do Cólera edição especial capa dura

O amor nos tempos do cólera é uma das obras mais importantes da carreira do autor Gabriel García Márquez. O livro começou a ser escrito em 1984, em Cartagena de las Índias, ao final do ano sabático que García Márquez se concedeu após receber o Prêmio Nobel.

Confira a sinopse:

Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio García se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior numa viagem de um ano. Para manter seu amor, Gabriel montou, com a ajuda de amigos telegrafistas, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse.Essa é a história real dos pais de Gabriel García Márquez e foi ponto de partida de O amor nos tempos do cólera, que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza.

Livro de romance clássico Madame Bovary edição especial capa dura

Madame Bovary é considerado pioneiro dentre os romances realistas, tornando-se famoso por sua originalidade. Quando foi lançado, Flaubert foi levado a julgamento acusado de ofensa à moral e à religião pelos temas tratados na obra. Isso acabou despertando um grande interesse pelo romance.

Confira a sinopse:

Emma Bovary, uma jovem sonhadora, criada no campo e educada em um convento, vivia imersa na leitura de romances românticos. Depois de se casar com Charles, um médico interiorano sem nenhuma ambição, e viver um casamento enfadonho, descobre que a vida real não é como nos livros que lia e, então, procura no adultério a libertação de seus problemas.

Livro de romance clássico Os Miseráveis edição especial capa dura

Um clássico da literatura mundial, esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. A obra fala sobre a vida das pessoas miseráveis e pobres de Paris durante o período da Insurreição Democrática. Por meio do protagonista, Jean Valjean, o romance faz duras críticas à sociedade francesa da época, desde a desigualdade social aos dilemas morais individuais das pessoas.

Confira a sinopse:

Jean Valjean ― o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão.

A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius Pontmercy, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert.

Livro de romance clássico Crime e Castigo edição
especial capa dura

Crime e castigo é um daqueles romances universais que abriram caminhos ao trágico realismo literário dos tempos modernos. Na obra, Crime e Castigo, um rapaz retraído e orgulhoso, se sente injustiçado e esmagado pela pobreza. Ao mesmo tempo, acha que está destinado a um futuro diferente e, desdenhoso da moralidade comum, julga ter plenos direitos para cometer um crime – o que fará de maneira implacável.

Confira a sinopse:

Em Crime Castigo, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

livros de romance clássicos O Fantasamda Opera

Uma das histórias mais fantásticas de todos os tempos, “O Fantasma da Ópera” continua a arrepiar os leitores mais de um século depois de seu lançamento, em uma narrativa cheia de mistério, desejo e escuridão.

Confira a sinopse:

Prestes a morrer, o pai da jovem Christine Daaé, um músico famoso, promete à filha que um anjo da música vai protegê-la e guiá-la até que se torne uma grande cantora. Criada nos bastidores da Ópera de Paris ― por onde correm histórias lendárias sobre um fantasma que aterroriza atores e funcionários ―, Christine de fato começa a ouvir uma voz que a ensina a cantar como uma estrela. A temida figura, sombria e deformada, acaba se rendendo aos encantos da jovem e nutrindo por ela uma intensa paixão. No entanto, quando Raoul, visconde de Chagny, aparece na Ópera para assistir a uma performance arrebatadora de sua amiga de infância, os sentimentos do Fantasma se convertem em ciúme, fúria e terror ― e ninguém mais está a salvo nos labirínticos corredores do teatro.

Perguntas Frequentes

Livros de romance clássicos da literatura mundial

Como começar a ler livros de romance clássicos?

Se você ainda não leu nenhum livro de romance clássico e quer começar a se aventurar por esses títulos sugiro que, primeiro, defina sua preferência por gêneros. Por exemplo: Se você gosta de livros clássicos de romance romântico, sugiro que comece por Jane Austen, Machado de Assis e Emily Brontë.

Qual livro clássico distópico que todo mundo deveria ler?

George Orwell e seu livro 1984 é um romance distópico que tornou-se um dos mais influentes romances do século 20.

1984 - Edição de Luxo

Em seu enredo, há uma denúncia das mazelas do totalitarismo que marcou gerações ao longo dos anos desde a sua publicação até os dias atuais. Portanto, é uma leitura indispensável para quem quer conhecer a literatura clássica!

Qual livro infanto-juvenil clássico que todos deveriam ler?

Considerado um grande clássico da literatura mundial, sendo uma das obras mais traduzidas, O Pequeno Príncipe oferece aos seus leitores, uma experiência única e marcante.

O Pequeno Príncipe - Edição de Luxo

Mesmo sendo considerado um livro para crianças (Infanto-juvenil), O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, entrega um alto teor filosófico e poético que fala sobre amizade, responsabilidade, aparência, perda e solidão. As mensagens do livro provocam reflexões e emoções em seu público leitor de todas as idades.

Conclusão

Desde quando tomei gosto pela literatura, sempre ouvi dizer que é necessário ler os livros clássicos para ser considerado um bom leitor. Ao mesmo tempo, ouvia dizer que os livros clássicos possuem uma narrativa um tanto difícil, o que tornaria a leitura de grandes títulos mais difícil. No entanto, tudo é uma questão de gosto, na minha opinião, fazer leitura de grandes clássicos não é tão necessária.

A não ser, é claro, que você queira ter um entendimento maior sobre a literatura em geral; se quer entender a história antiga (e nem tão antiga assim) em todas as suas nuances e circunstâncias vividas pela sociedade; se quer ser um bom escritor ou escritora; se quer entender a evolução dos gêneros na literatura; e, por fim, mas não menos importante, se quer conhecer as histórias mais fantásticas com personagens inesquecíveis contadas há muito tempo, mas que te marcarão nos dias de hoje.