Gêneros Literários X Categorias Literárias: Você sabe qual a diferença?

Você sabe quais são as diferenças entre gêneros e categorias literárias? Afinal, as definições de ambas as coisas estão ligadas bem de pertinho e acabam gerando muitas dúvidas em leitores e escritores que ainda não possuem vasta experiência.

O que são os gêneros literários?

Os gêneros literários são classificações que diferenciam obras literárias por critérios: contextuais, sintáticos, semânticos etc.

Em síntese, eles são aplicados para orientar o leitor sobre o estilo de escrita, a formatação e o conteúdo de uma obra.

Quais são os gêneros literários?

Na literatura existem três grandes gêneros literários que são os pais de todos os “subgêneros” e/ou todas as categorias aplicadas para diferenciar os tipos de livros, que são:

. Gênero Lírico; que é marcado pela presença marcante do autor, com tratativa de temas que falam sobre sentimentos e emoções.

. Gênero Épico/Narrativo; que possuem uma estrutura narrativa com começo, clímax e um fim.

. Gênero Dramático; que é marcado pelo drama em suas cenas caracterizadas pela comédia, farsa e/ou pela tragédia.

Estes gêneros são considerados clássicos de toda a história e, atualmente, já se reconhece um novo gênero literário considerado como moderno, que originou diversas categorias de livros contemporâneos.

O que são as categorias literárias?

A partir dos gêneros literários foram criadas diversas categorias de livros para marcar as obras por características específicas. Com isso, facilita para o leitor a busca por títulos com determinado assunto e tipo de conteúdo.

No gênero Lírico, originou subgêneros e a criação de algumas categorias, como:

. Poesia;

. Sátira;

. Soneto;

. Hino;

. Haicai;

. E outros!

O Romance, por exemplo, é um subgênero do gênero Épico/ Narrativo que possui uma infinidade de categorias. Confira alguns exemplos:

. Chick-Lit (literatura feminina moderna);

. Fantasia e Fantasia Científica;

. Ficção Científica;

. Romance Policial;

. Romance Psicológico;

. Romances Históricos;

. Apocalipse Zumbi;

. Literatura YA (Young Adult – Jovem Adulto);

. Literatura Fantástica;

. E muito mais!

O gênero dramático deu origem a categorias que separam tipos de obras como:

. Peças teatrais (Auto);

. A comédia;

. As tragicomédias;

. Tragédia;

. Farsa.

Como encontrar as obras do gênero que você mais gosta?

Para encontrar os livros com os seus gêneros favoritos nas livrarias físicas e lojas online é possível localizá-los diretamente pelo gênero ou categoria. Na Amazon, por exemplo, existem categorias definidas para cada gênero, subgênero das obras. Basta você escrever no campo de busca: livros de romance, ou, livros de ficção, autoajuda etc.

Gêneros de livros mais populares no Brasil

De acordo com o publishnews (https://www.publishnews.com.br/ranking/anual/0/2022/0/0), os livros mais lidos no Brasil no primeiro semestre de 2022 são os da categoria não ficção, principalmente os de auto ajuda, e os de ficção: romances.

Veja no artigo Top 30 livros mais vendidos no Brasil entre todas as categorias.

Conclusão

Na literatura a variedade de opções de “gêneros” das obras podem confundir muito leitor, e até escritores iniciantes, quanto ao real gênero que elas possuem. Por isso é importante entender o que são gêneros e o que são categorias.

Todos os gêneros podem ser ficcionais ou não ficcionais, onde possuem estruturas de conteúdo variáveis que são classificadas como obras narrativas de romances, novelas, contos, ensaios, fábulas, crônicas e poesias. Dentro dessa classificação ficam as temáticas das histórias que podem ser de amor, fantásticas, thriller policial, etc.

Para saber a história dos gêneros e qual a sua origem, clique aqui!

Imagens: Canva

Os redatores do site adrielia.com não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados.